Agosto Lilás: Semcias se mobiliza com ações contra a violência doméstica


Secretaria de Assistência Social promoveu palestras, rodas de conversa, blitz educativa e entrevistas sobre o tema

Realizada em âmbito nacional, a campanha "Agosto Lilás" tem o objetivo de combater a violência contra a mulher. Em Nova Andradina, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcias) está liderando diversas ações para disseminar informações e promover a importância da igualdade de gênero e do respeito às mulheres.

Marcando o início do mês, a campanha Agosto Lilás foi oficialmente iniciada em Campo Grande/MS, no dia 1º. Representando o município, o coordenador dos grupos reflexivos "Dialogando Igualdade - Homens em Movimento" e "Mulheres Inspiradoras", Professor Marcílio Caetano, juntamente com as Técnicas do CRAM (Centro de Referência ao Atendimento à Mulher), Aline Nunes e Juscimara de Oliveira, estiveram presentes. Durante essa ocasião, a equipe do CRAM passou por uma capacitação, aprimorando seus conhecimentos para melhor atender às mulheres em situação de violência.

Na mesma data, em Nova Andradina, o assunto foi debatido em uma entrevista na rádio com autoridades locais, como o Dr. Walter Arthur (Juiz de Direito da Comarca de Nova Andradina), Dra. Daniela Nunes (Delegada da DAM) e a Dra. Jéssica Ferranti, Advogada. No programa "Microfone Aberto", o trio abordou os cinco tipos de violência doméstica: física, patrimonial, psicológica, sexual e moral. A conversa teve como objetivo sensibilizar os ouvintes sobre a importância da Lei Maria da Penha, dos canais de denúncia e do papel da sociedade em ajudar as mulheres a romperem o ciclo de violência.

Já no dia 02, uma blitz informativa foi realizada pelos servidores da Proteção Social Básica e Especial, coordenados por Laura Rupere e Fabiana dos Santos. O CRAM também marcou presença, juntamente com a vereadora e representante da procuradoria da mulher, Márcia Lobo, e a coordenadora da Promoção e Igualdade Racial, Maria José. O Promuse (Programa da Mulher Segura) e a Polícia Militar, representada pelo Tenente Coronel Paulo Renato, também contribuíram para a mobilização. A coordenadora da CPPM, Arlethe Matos, destacou a importância do esforço conjunto para efetivar mudanças.

Encerrando a primeira semana do mês, uma palestra no Hospital Regional foi realizada pelas técnicas Juscimara Oliveira e Eliane Félix, que compartilharam informações sobre canais de denúncia e a relevância da Lei Maria da Penha com os servidores do hospital. A iniciativa visou sensibilizar mais profissionais, instruindo-os a oferecer o apoio adequado às mulheres em situação de violência.

A secretária de Assistência Social, Delma Prado Cavalcante, expressou seu apoio às ações da Coordenadoria da Mulher, destacando que a prevenção é sempre a melhor abordagem. "Essa luta sempre vai ter a ver com todos nós, apoiar as ações da Coordenadoria da Mulher é gratificante, pois ali tenho pessoas que realmente mobilizam a rede para que ações como essa cheguem à nossa sociedade. A prevenção vai ser sempre o melhor caminho", afirmou Delma.