Nova Andradina participa do lançamento do “Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância” em Campo Grande


Secretarias de Educação e Saúde representaram o município juntamente com o chefe do Executivo

Na manhã desta sexta-feira (4), o prefeito Gilberto Garcia, a Secretária de Educação Giuliana Másculi e o Secretário de Saúde Hernandes Ortiz estiveram presentes no lançamento do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância em Campo Grande. O evento, que contou com a presença do governador Eduardo Riedel, teve o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, instituído por meio de resolução publicada em abril, tem como foco principal promover ações que assegurem os direitos das crianças de zero a seis anos, fortalecendo e consolidando o Marco Legal pela Primeira Infância (2016) e o Pacto Nacional pela Primeira Infância. O programa foi estruturado em cinco dimensões fundamentais: fiscalização, capacitação, comunicação, mobilização e boas práticas.

Durante o evento, o governador Eduardo Riedel enfatizou a importância da educação desde a primeira infância e ressaltou o compromisso do governo em promover essa transformação na vida das crianças. Ele destacou que a responsabilidade é de todos, e cada um deve contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças.

Além da participação do Governo do Estado, o programa conta com a parceria do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), MPMS (Ministério Público Estadual), Defensoria Pública do Estado e Assomasul (Associação dos Municípios), visando promover ações conjuntas para disseminar boas práticas e capacitar servidores, além de orientar gestores públicos para incluir a primeira infância no planejamento orçamentário.

A Prefeitura de Nova Andradina também se destacou no âmbito da assistência social, tornando-se referência em modelo de gestão do "Programa Criança Feliz - Primeira Infância" no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Com mais de 11 mil famílias atendidas em 30 municípios que aderiram ao programa, o esforço conjunto rendeu o reconhecimento internacional com o prêmio Wise Awards na Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, no Catar, além do reconhecimento de entidades como a ONU e o Unicef.

Além da participação no evento, Nova Andradina tem promovido campanhas relacionadas ao tema, a exemplo da última ação realizada pela Semcias, na manhã da última quinta-feira (03), onde funcionários de todos os programas da atenção primária e especializada distribuíram panfletos em uma blitz educativa sobre a primeira infância. Ainda, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social realizarão outras diversas intervenções durante o mês de agosto em prol da campanha.