Governo de Nova Andradina incentiva participação de agricultores familiares nas compras públicas
Oficina de desenvolvimento tecnológico para melhoria da produção de hortaliças e frutas capacita produtores do Assentamento Santa Olga

Na última sexta-feira (11), o secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, juntamente com a consultoria do Sebrae/MS, que atua no programa Cidade Empreendedora em Nova Andradina, realizaram uma oficina de desenvolvimento tecnológico para melhoria da produção de hortaliças e frutas no Assentamento Santa Olga.

A ação visa incentivar a participação de agricultores familiares nas compras públicas municipais. “Através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Prefeitura adquire produtos dos pequenos produtores para a merenda das escolas. Essa oficina ensina o uso de técnicas mais adequadas de plantio pelos agricultores familiares com a finalidade de aumentar a produção nas suas propriedades e, consequentemente, a renda das famílias do campo”, explica o secretário Hernandes, agradecendo a presença de todos.

A capacitação aconteceu na propriedade de Carlos Gomes, no Assentamento Santa Olga com a participação de membros da cooperativa CoopaOlga e gestores do município.

As atividades de preparo de insumos são fundamentais para iniciar os plantios e tratos culturais até a colheita das hortaliças e frutas que serão comercializadas semanalmente, durante o período letivo escolar para atender às necessidades das unidades escolares, como também o mercado local.

Neste dia, foi realizada a formulação e preparo dos insumos com as recomendações técnicas de dosagem, aplicação das hortaliças e frutas com os devidos cuidados no manuseio no tratamento do solo, controle de doenças e pragas para ter uma boa produção e com qualidade.

O consultor do Sebrae, Elio Sussumu Kokehara, desenvolveu os seguintes insumos:

  1. Enraizador para mudas – para uso no plantio;
  2. Vacina de solo – para tratamento do solo antes do plantio;
  3. Calda  Bordalesa – para controle preventivo de doenças nas plantas;
  4. Calda viçosa – para controle preventivo de doenças nas plantas;
  5. Calda sulfocalcica – para controle de preventivo de pragas e doenças das plantas;
  6. Preparo do extrato alcoólico de nim, de mamona e pimenta de macaco – para uso como repelente de várias pragas nas plantas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.