Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi promove reflexões sobre inovação e sustentabilidade
O encontro reuniu virtualmente cerca de 130 líderes da instituição financeira cooperativa

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados e presença em 25 estados e no Distrito Federal, realizou no dia 24 de março mais um Fórum Nacional de Presidentes. O encontro – que mais uma vez ocorreu no formato híbrido – teve como objetivo promover o alinhamento estratégico com os principais líderes e debater seus projetos, com destaque para sustentabilidade e inovação, temas centrais para o planejamento do Sicredi. O evento reuniu cerca de 130 lideranças de todas as regiões do Brasil e contou com palestras dos convidados externos Carlo Pereira, da StartSe e Cristiano Kruel, do Pacto Global.

A abertura do evento foi conduzida por Fernando Dall’Agnese, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar), que destacou a importância do alinhamento nacional. “Todos os anos preparamos esses momentos com os presidentes das nossas 108 cooperativas, estabelecendo direcionamentos e construindo uma visão de futuro única. Este ano, voltamos nossa atenção para a inovação e a sustentabilidade, temas que entendemos como estratégicos para seguirmos construindo juntos uma sociedade mais próspera”, afirma Dall ‘Agnese.

Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e presidente do Conselho da Rede Regional do Pacto Global para a América Latina e Caribe, ministrou a primeira palestra do dia sobre o impacto da agenda ESG. No encontro, Carlo pontuou os desafios do desenvolvimento da Agenda 2030 no mundo dos negócios, abordando questões sociais, ambientais, econômicas e institucionais. Para o executivo, a sustentabilidade deve ser parte importante da estratégia das instituições. “O negócio do Sicredi é carregado de sustentabilidade. Estamos falando do cooperativismo de crédito, que coletivamente aborda questões importantes como apoiar o pequeno, o médio e o grande empreendedor a manter seus negócios ativos e assim contribuir com o desenvolvimento econômico daquela região e melhorar qualidade de vida da sociedade”, diz ele.

No segundo bloco do encontro, Cristiano Kruel, líder de Inovação da StartSe, falou sobre tecnologia, inovação e negócios. “As mudanças estão cada vez mais rápidas, é preciso observar os sinais. Todos nós somos tech. Inovar basicamente é ciência de aprendizagem, que precisa estar diluída em todos os setores da organização, quando estamos inovando lidamos com incertezas e mudanças constantes”.

A programação contou ainda com palestras do João Tavares, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, e Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi, que trataram sobre as estratégias de inovação e de sustentabilidade, respectivamente, a partir de uma visão interna do negócio. Outro ponto importante do evento foi a roda de conversas com os presidentes das cinco centrais do Sicredi, agregando aos temas debatidos o ponto de vista da atuação de cada região onde a instituição está presente.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.