Centro de Especialidades Odontológicas e ESFs realizam rastreamento e diagnóstico precoce de câncer de boca
Em 2020 e 2021, 6 pacientes foram diagnosticados com câncer de boca em Nova Andradina, desses 4 tinham hábito de tabagismo

Neste mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza programação especial nas unidades de saúde (ESFs) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) com o intuito de fazer o rastreamento e diagnóstico precoce de câncer de boca.

No CEO, o atendimento odontológico acontecerá nos dias 10 e 24 de novembro, das 17h às 20h. Nas unidades de saúde (ESFs), os exames podem ser feitos no horário normal de funcionamento (das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira), e no período noturno, das 17h às 20h, em dias determinados.

Segundo dados divulgados pela saúde do município, o Centro de Especialidades Odontológicas registrou mais de 35 exames de biópsias da boca, em 2020 e 2021, onde 6 pacientes foram diagnosticados com câncer de boca. Desses, 4 pacientes são do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idades entre 18 e 77 anos. Outra informação importante é que dos 6 pacientes diagnosticados com câncer de boca, sendo 2 tinham hábito de tabagismo e 3 com hábito de tabagismo associado ao etilismo (consumo de bebidas alcoólicas).

Compareça a sua unidade de saúde e faça seu exame. Para evitar o câncer de boca, o melhor caminho é a prevenção.

Confira as datas e horários de atendimento nas ESFs abaixo:

– ESF Centro Educacional: dias 11/11,18/11 e 25/11

– ESF São Vicente: dias 18/11 e 25/11

– ESF Vila Beatriz: dias 11/11,18/11 e 25/11

– ESF Universitário: dias 11/11,18/11 e 25/11

– ESF Irman Ribeiro: dias 11/11,18/11 e 25/11

– ESF Centro: dias 10/11, 17/11 e 24/11

– ESF Horto Florestal: dias 10/11, 17/11 e 24/11

Mais sobre o câncer de boca

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causas de óbito por neoplasias. Representa uma causa importante de morbimortalidade uma vez que mais de 50% dos casos é diagnosticado em estágios avançados da doença.

Segundo estudos o câncer bucal tende a acometer o sexo masculino de forma mais intensa e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 40 anos.

Principais fatores de risco:

-Tabagismo: cigarro, cigarro de palha, fumo de mascar, cachimbo, narguilé, e outros produtos derivados

-Consumo de bebidas alcoólicas

– Exposição ao sol sem proteção labial

– Infecção pelo vírus HPV através de sexo oral sem preservativo

-Exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, de cimento, de couro, fuligem de carvão, formaldeído, solventes orgânicos e agrotóxicos.

Primeiros sinais do câncer de boca:

– Manchas vermelhas ou esbranquiçadas

– Lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias

– Nódulos no pescoço e rouquidão.

O câncer de boca é uma doença que pode ser prevenida de forma simples, evitando exposição aos fatores de risco e mantendo visitas regulares ao dentista para realização de exames clínicos e detecção precoce. A detecção precoce pode acontecer pelo rastreamento ou diagnóstico precoce. O rastreamento submete pessoas assintomáticas (sem sintomas) e aparentemente saudáveis à realização de exames para identificar lesões precursoras ou câncer em estágio iniciais.

E o diagnóstico precoce submete pessoas com sinais e sintomas à realização de exames para identificar câncer em estágios iniciais. Por isso a importância que toda população com ou sem sinais e sintomas procure sua unidade de saúde – ESF para exame clínico da boca.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.